Wednesday, April 11, 2007

Abre-se o sopé dessa serra, e a vida surge por caminhos que nunca foram pisados, pelo menos em vao. Como que deixados em investidas futeis, de alguém que nao quer voltar pela mesma rota, as pedras gritam de desejo e os musgos acomulam a camada putrefacta de saudade. Deixei esses caminhos, cortei mato, baixei ao vale, segui só. Eu e o meu eu, somos grandes amigos, mas raramente o vejo, ele insiste em caminhar com três dias de avanço, apenas vejo os seus vestígios nas grutas que frequenta, apenas o vejo de vez em quando, quando ele decide esperar por mim.
...
-E afinal, caminhas para quê?
-Porque se nao caminhar nunca chegarei lá?
-Nunca chegarás aonde?
-Aonde os caminhos me levarem, ao destino (final) que deverei contemplar.
-E como sabes que é o destino (final), se nao sabes o seu caminho?
-Porque viverei cada destino como se fosse o último, aprendi a viver assim...
-E porque vives assim?
-Porque me esqueci como é viver de outra forma, porque me tornei em alguém que ainda estou a conhecer. A vida é-nos o que somos para ela, ninguém deve seguir para nenhum azimute, devemos seguir os contornos, porque só nos contornos está o verdadeiro caminho.
-E se os contornos te levarem para onde nao queres ir?
-Seguirei os mesmos contornos de volta. Sabes, deixo rastros de migalhas, deixo coisas nos meus caminhos para nunca me esquecer deles, pelo menos ao vê-los recordo-os.
-E porque nao páras de caminhar?
-Porque o meu coraçao agora diz-me que devo seguir. Porque a minha razao nao me deixa desistir. Porque nestes caminhos encontrei a minha felicidade.
Porque de facto existem dois tipos de gente. A que tem de caminhar e a gente que só sabe parar. Sei que nao vou caminhar para sempre, sou um Homem de família, prezo tanto a liberdade como a companhia saudável da paixao e do amor. O que sei é que todos os que vivemos, nós bichos da sociedade, algum dia temos de parar e meditar a vida, mas sei que quando isso me acontecer, vi todos os caminhos que consegui e quis, serei por isso um Homem completo, uma pessoa mais feliz.
-E quem nao é assim?
-Temo nao ter resposta. Penso que cada um sabe de si. Eu apenas sei de mim, sei que sou feliz, só isso me importa, já nao tenho mais ninguém para cuidar, sou só, e só buscarei aquilo que me afastar da solidao...
-Nos caminhos perdidos da tua vida...
...

3 comments:

Anonymous said...

Que os caminhos que segues te tragam sempre felicidade, mas não deixes um rasto de migalhas, porque algum pássaro as pode comer e não te quero ver perdido sem saber como voltar atrás quando o quiseres fazer.
Espero que nos cruzemos por ai, estar parada ja cansa.

Dunguinha said...

Este eh o sentimento que une todos os camaradas emigras que, como nos, se aventuraram para fora das fronteiras... Cada um tracando o seu caminho e os seus objectivos... Descobrindo sempre mais um bocadinho... Fazendo novos amigos... Recebendo memorias que nunca nos irao largar...

Nice said...

Mesmo, mesmo...
Es mi sentir también, colegas caminantes...